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7 regras para uma campanha de e-mail marketing eficaz

Quando se fala em estratégia de e-mail marketing, devemos ter em mente que ela se compõe de uma série de objetivos a serem atingidos em uma determinada ordem:

Segmentar adequadamente seus clientes
Não ser “capturado” por filtros de SPAM
Aumentar o índice de abertura de seus e-mails
Diminuir os e-mails que são descadastrados ou classificados como SPAM pelo usuário
Aumentar a taxa de cliques
Aumentar a conversão em vendas (se for este seu objetivo de conversão)
Fazer testes A/B
Assim, desenvolve-se um funil em que cada, digamos, 1.000 e-mails enviados, 950 se livram do SPAM, 450 são abertos, 200 não são descadastrados ou classificados como SPAM pelo leitor, 100 são “clicados” e direcionados ao site de e-commerce (ou outro objetivo) e, destes 100, 10 se transforma em uma venda convertida.

Sim, é dura a vida de quem quer ser bem-sucedido enviando campanhas de e-mail. E isso só confirma a importância de um e-mail marketing bem planejado.

Confira nossas dicas de como criar e-mail marketing:

Estratégia de e-mail marketing: 7 dicas infalíveis.
1- Segmentação da base
Esta primeira etapa da estratégia de e-mail marketing reverterá resultados em todas as etapas seguintes.

Para isso, o ideal é selecionar alguma das melhores ferramentas de e-mail marketing

Saber qual conteúdo enviar para cada segmento de clientes é muito importante para que os e-mail sejam interessantes e assertivos para cada público selecionado.

É importante ressaltar que temos dois tipos de segmentação possíveis:

Segmentação baseada no comportamento do usuário.
Segmentação baseada no perfil do usuário.
As opções de segmentação baseadas no comportamento do usuário vão depender da ferramenta de e-mail marketing que você usa, más podemos destacar:

Disparo para quem nunca abriu um e-mail após ter recebido 3 e-mails
Disparo para quem não clicou em nenhum email nos últimos 3 meses
Disparo para quem já abriu mais de 3 e-mails porém não clicou em nenhum CTA dentro do e-mail
Disparo para quem já clicou nos CTA dos e-mails porém nunca realizou uma compra
Dentro das segmentações baseadas no perfil do usuário, podemos destacar:

Disparo para as pequenas empresas
Disparo para um segmento específico (ex: empresas de TI da sua base)
Disparo para um perfil específico (ex: pessoas com cargo de gerente)
Entre as possibilidades mais avançadas, algumas ferramentas proporcionam a criação de cenários.

Por exemplo, o usuário vai receber uma série de e-mails, cada e-mail vai conter CTA específicos, e a interação com cada um desses CTA vai levar para uma outra série de e-mails.

Existe também a possibilidade de categorizar os links e CTA dentro dos e-mails marketing. Assim, você consegue segmentar todas as pessoas que clicaram nos últimos 3 meses em um link do produto X ou Y.

2- Evitando o SPAM
Só de ter feito uma boa segmentação, já pode ajudar. Mas para evitar ser capturado pelos filtros de SPAM siga estas recomendações:

Nunca compre listas de e-mails
Esteja sempre atento a quem se descadastra e não envie novamente para eles
Não usar palavras como “Grátis” ou “Promoção” no assunto
Usar uma ferramenta de disparo, não enviar manualmente
Não usar endereços de e-mail genéricos, use e-mails corporativos


3- Aumentando o índice de abertura dos e-mails
Para isso, você conta praticamente apenas com o assunto do e-mail marketing, que deve ser criado com todo cuidado, veja:

50 caracteres são suficientes
Seja direto e passe curiosidade ao cliente
Mostre certo senso de urgência
Deixe claros os benefícios de abrir a mensagem
Crie títulos diferentes para cada lista que segmentou
Use listas no assunto: Os 5 maiores/TOP…
Explique: Como turbinar…
Novidade: A mais nova maneira de…
Ensine: Tudo que você queria saber… ou O GUIA definitivo do…
Outro fator importante é que seu e-mail seja responsivo e abra em celulares e tablets.

4- Diminuir taxas de descadastramento
Uma boa estratégia de e-mail marketing deve começar por um bom conteúdo. Se seu cliente abrir o e-mail e descobrir que o assunto do e-mail não corresponde ao conteúdo interno ou que este é ruim, ele pode não apenas descadastrar seu e-mail, mas até classificá-lo como SPAM.

Outras providências interessantes são caprichar no layout, não usar imagens pesadas que podem fazer o e-mail demorar para abrir, impacientando o leitor e, nunca enviar e-mails que são apenas um grande arquivo de imagem anexado, mas sim usar sempre HTML.

5- Aumentar a taxa de cliques
Usualmente se envia um e-mail com um Call to Action, seja para redirecionar o usuário a um e-commerce, preencher um formulário, ou baixar um e-book, entre muitos outros objetivos. Sempre que o clique desejado ocorre, dizemos que sua taxa de cliques está aumentando.

O grande segredo neste momento é saber criar o Call to Action ideal, o chamado CTA:

Deve ter cores chamativas, mas não obrigatoriamente vermelho
Use verbos de ação
Passe senso de urgência
Explique claramente o que acontecerá depois de clicar no botão
6- Aumentar a conversão em vendas
Na realidade, às vezes é preciso ser bem criterioso ao enviar seu cliente à landing page de conversão por meio de um e-mail marketing. Se você já fizer uma boa propaganda de seu produto, estará com meio caminho andado:

Use imagens de qualidade profissional
Use uma boa definição na imagem (96 dpi são suficientes), mas cuidado para não ficar pesada
Mostre o preço e as formas de pagamento
Ressalte promoções e descontos, se houver
Foque nos benefícios e não nas características de seu produto ou serviço
Depoimentos de clientes ajudam a vender
Um filme ou animação explicativa geram maior conversão

7- Teste A/B: o grande segredo
Este é o ponto culminante de qualquer estratégia de e-mail marketing: os testes A/B!

Basicamente, para cada um de todos os elementos citados acima, como cor do Call to Action, alternativas de assunto para o e-mail, imagens escolhidas etc., você deve fazer 2 versões de e-mail, uma para cada opção, e testar (com ajuda de seu disparador de e-mail) qual gera os melhores resultados, sejam de abertura, cliques, conversão e os demais itens.

Mas cuidado: teste um elemento de cada vez: o Call to Action, por exemplo. Com ele definido, passe para o próximo, a cor de fundo, e assim por diante. Caso contrário, não terá como se saber qual das duas mudanças gerou o melhor resultado!

Em sua próxima campanha de e-mail marketing, siga essas 7 dicas, temos certeza que seus resultados vão melhorar muito!

 

Whatsapp Business com o telefone fixo da sua empresa

O WhatsApp Business é uma nova versão do popular aplicativo de mensagens voltada para a comunicação entre empresas e consumidores. Disponível gratuitamente, o app oferece a interface de chat tradicional, mas com funções extras como: horário de funcionamento, endereço, mensagens de ausência e saudação, entre outas coisas. Inicialmente, o programa funciona com um número de celular, mas é possível criar um perfil utilizando um telefone fixo.

 

Para criar um perfil com o número fixo, é preciso ter acesso ao aparelho para receber o código de ativação tal qual na versão comum do WhatsApp. Entre as vantagens para os empresários está a possiblidade de manter um número que já é conhecido pelos seus consumidores, além de não ter que comprar mais um chip de operadora e gastar dinheiro com planos adicionais. Confira esse tutorial de como criar uma conta no WhatsApp Business com um Telefone fixo.

 

1. Baixe o WhatsApp Business no Android;

2. Na tela de apresentação do aplicativo, toque em “Concordar e continuar”;

 

3. O WhatsApp Business pedirá autorizações para acessar alguns arquivos do seu celular. Toque em continuar e conceda o acesso;

4. Na tela seguinte, escolha o país e digite o número do seu telefone;

 

5. Como não é possível receber um SMS, aguarde até que a contagem do item “Me ligue” termine e toque sobre esta opção;

6. O WhatsApp Business ligará e falará o código de ativação. Digite-o no campo indicado;

 

7. Na tela seguinte, digite o nome da sua empresa, acrescente uma foto e toque em avançar;

 

8. O WhatsApp Business não permite a mudança do nome da empresa após o cadastro. Por isso, certifique-se que está tudo correto e toque em “OK”;

 

9. Você será levado à página inicial do WhatsApp Business e poderá conversar com seus clientes;

10. Agora você também poderá ativar a comunicação pelo navegador no seu Desktop, para isso você deverá ler o QR code com o smartphone onde foi instalado o App Whatsapp Business entre no site: https://web.whatsapp.com/

 

11. Na tela a seguir clique no menu  e acesse: WhatsApp Web e scaneie o QR code com a camera do seu smartphone, agora você poderá atender seus seus cliente no navegador direto no computador, ative diversas telas em computadores diferentes  de departamentos, para adicionar novos acessos em telas.

 

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